O SER HUMANO NASCEU PARA APRENDER A SER, A CONHECER, A FAZER E A CONVIVER COM OS OUTROS!

00:00:00

domingo, 24 de julho de 2011

PROJETO IDENTIDADE

Justificativa :

A construção da identidade se dá por meio das interações da criança com o seu meio social. A escola é um universo social diferente do da família, favorecendo novas interações, ampliando desta maneira seus conhecimentos a respeito de si e dos outros-imagem também é construída a partir das relações estabelecidas nos grupos em que a criança convive. Um ambiente farto em interações, que acolha as particularidades de cada indivíduo, promova o reconhecimento das diversidades, aceitando-as e respeitando-as , ao mesmo tempo que contribui, para a construção da unidade coletiva, favorece a estruturação da identidade, bem como de uma imagem positiva.

Objetivo Geral :
Propiciar atividades que possibilitem aos alunos o conhecimento de si mesmo, levando-os a descobri-los, sentir que possuem um nome, uma identidade e que fazem parte de um conjunto de pessoas em casa, na escola e na comunidade e que acima de tudo são muito importantes, através da localização do espaço e do tempo em que se encontra.

HABILIDADES :
 Proporcionar ao aluno a apropriação de sua identidade;
 Conhecer a história e o significado de seu nome;
 Construção de outros valores de vida;
 Adquirir novas formas de relações;
 Estabelecer uma relação com a sociedade;
 Diferenciar os vários tipos de família e os membros que a compõe;
 Conhecer seus antepassados;
 Identificar tipos de moradia e formas de construções;
 Registrar os principais fatos da própria vida;
 Situar-se no espaço onde vive;
 Identificar a rua, o quarteirão, o bairro e o município onde mora;

CONTEÚDOS :
 O ser humano;
 O tempo histórico;
 Você e sua família;
 Árvore genealógica.
 A casa onde moro;
 A localização geográfica de onde mora;
 Leitura cartográfica;

SITUAÇÕES DIDÁTICAS:
 Elaborar textos a partir do auto – conhecimento;
 Coletar dados por meio de pesquisas e observações;
 Ler diferentes tipos de textos;
 Produzir textos;
 Observar e analisar fatos, situações de forma a garantir a boa qualidade de vida;
 Perceber, apreciar, valorizar diversidade de formação familiar e social;
 Montar painéis;
 Construir cartazes;
 Organizar entrevistas e pesquisas;
 Produzir desenhos, plantas e maquetes;
 Auto-retrato.

RECURSOS :
 Documentos oficiais;
 Recursos audiovisuais;
 Papelão, pincéis, lápis de cor, giz de cera, guache e canetas hidrocores;
 Caixas, garrafas plásticas, palito de sorvete e palito de churrasco;
 Barbante, lã, EVA e TNT;
 Papel colorido e de texturas variados;
 Objetos e materiais recicláveis;
 Fantoches e palco de teatro da escola.
 Softwares, sites e blogs.

AVALIAÇÃO:
 A avaliação será contínua, através da participação nas etapas do projeto;
 Segundo a capacidade do aluno para trabalhar coletivamente e individualmente, de comunicar um procedimento seguido ou de uma maneira de atuar, e pela aptidão que apresentar para tecer comparações com as previsões e as hipóteses.
 Mediante a criatividade, assiduidade, participação e interesse .
 De acordo com a avanço na sua expressão escrita e oral principalmente dos relatórios referentes aos experimentos.
 Através da auto-avaliação

FINALZIAÇÃO :
O projeto será finalizado com a exposição do álbum montado e do material elaborado (desenho, auto-retrato, cartazes e murais), os quais serão divulgados aos pais e a comunidade através do blog, do flogs e dos vlogs.

Nenhum comentário:

Postar um comentário