Justificativa :
A construção da identidade se dá por meio das interações da criança com o seu meio social. A escola é um universo social diferente do da família, favorecendo novas interações, ampliando desta maneira seus conhecimentos a respeito de si e dos outros-imagem também é construída a partir das relações estabelecidas nos grupos em que a criança convive. Um ambiente farto em interações, que acolha as particularidades de cada indivíduo, promova o reconhecimento das diversidades, aceitando-as e respeitando-as , ao mesmo tempo que contribui, para a construção da unidade coletiva, favorece a estruturação da identidade, bem como de uma imagem positiva.
Objetivo Geral :
Propiciar atividades que possibilitem aos alunos o conhecimento de si mesmo, levando-os a descobri-los, sentir que possuem um nome, uma identidade e que fazem parte de um conjunto de pessoas em casa, na escola e na comunidade e que acima de tudo são muito importantes, através da localização do espaço e do tempo em que se encontra.
HABILIDADES :
Proporcionar ao aluno a apropriação de sua identidade;
Conhecer a história e o significado de seu nome;
Construção de outros valores de vida;
Adquirir novas formas de relações;
Estabelecer uma relação com a sociedade;
Diferenciar os vários tipos de família e os membros que a compõe;
Conhecer seus antepassados;
Identificar tipos de moradia e formas de construções;
Registrar os principais fatos da própria vida;
Situar-se no espaço onde vive;
Identificar a rua, o quarteirão, o bairro e o município onde mora;
CONTEÚDOS :
O ser humano;
O tempo histórico;
Você e sua família;
Árvore genealógica.
A casa onde moro;
A localização geográfica de onde mora;
Leitura cartográfica;
SITUAÇÕES DIDÁTICAS:
Elaborar textos a partir do auto – conhecimento;
Coletar dados por meio de pesquisas e observações;
Ler diferentes tipos de textos;
Produzir textos;
Observar e analisar fatos, situações de forma a garantir a boa qualidade de vida;
Perceber, apreciar, valorizar diversidade de formação familiar e social;
Montar painéis;
Construir cartazes;
Organizar entrevistas e pesquisas;
Produzir desenhos, plantas e maquetes;
Auto-retrato.
RECURSOS :
Documentos oficiais;
Recursos audiovisuais;
Papelão, pincéis, lápis de cor, giz de cera, guache e canetas hidrocores;
Caixas, garrafas plásticas, palito de sorvete e palito de churrasco;
Barbante, lã, EVA e TNT;
Papel colorido e de texturas variados;
Objetos e materiais recicláveis;
Fantoches e palco de teatro da escola.
Softwares, sites e blogs.
AVALIAÇÃO:
A avaliação será contínua, através da participação nas etapas do projeto;
Segundo a capacidade do aluno para trabalhar coletivamente e individualmente, de comunicar um procedimento seguido ou de uma maneira de atuar, e pela aptidão que apresentar para tecer comparações com as previsões e as hipóteses.
Mediante a criatividade, assiduidade, participação e interesse .
De acordo com a avanço na sua expressão escrita e oral principalmente dos relatórios referentes aos experimentos.
Através da auto-avaliação
FINALZIAÇÃO :
O projeto será finalizado com a exposição do álbum montado e do material elaborado (desenho, auto-retrato, cartazes e murais), os quais serão divulgados aos pais e a comunidade através do blog, do flogs e dos vlogs.
domingo, 24 de julho de 2011
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário